Dez livros para estimular o pensamento crítico

Quanto mais informação melhor. Mas é muita coisa repetida e sem reflexão que se compartilha. Como tem sido em todas as frentes, aliás. Não é à toa que tem mais notícia para desmentir fake news do que fatos novos, de fato.   Para tirar as próprias conclusões sobre o envelhecimento nada melhor que uma boa e profunda leitura. Então vou compartilhar com vocês a primeira listinha de livros de uma série que fiz para pensar criticamente todas as nuances desse processo. Boa leitura!

Basta começar a escrever sobre um tema que logo tudo parece excessivo. Não tenho dado conta de ler tudo que sai na mídia sobre o processo de envelhecimento da população brasileira, suas causas e consequências. E sobre o tal empoderamento dos 60+, tão em voga ultimamente. Tudo bem, quanto mais informação melhor. Mas é muita coisa repetida e sem reflexão que se compartilha. Como tem sido em todas as frentes, aliás. Não é à toa que tem mais notícia para desmentir fake news do que fatos novos, de fato.  

Para tirar as próprias conclusões sobre essa fase da vida nada melhor que uma boa e profunda leitura. Então vou compartilhar com vocês a primeira listinha de livros de uma série que fiz para pensar criticamente todas as nuances desse processo. Confesso que não li todos, ainda. Li três  deles, por enquanto…São os três primeiros da lista e posso afirmar que são excelentes. Por isso, recomendo nessa ordem. É ler pra crer!

Agora, por mais chata que seja a condução do autor pelo árido terreno que pode ser a velhice, sempre vale a pena.  Afinal, ler – e aprender – nunca é demais. Boa leitura!

1-A arte de envelhecer, de Arthur Schopenhauer

Insere-se em uma longa tradição de reflexões filosóficas sobre a velhice. Nos aforismos e nas miniaturas aqui reunidos, Schopenhauer não parece o notório misantropo e pessimista. Ao contrário, ele se sai muito bem ao prestar uma homenagem à velhice e ao passado, que, ao mesmo tempo, constituem seu testamento e uma introdução à felicidade. Ao final, Schopenhauer se despede de nós com a certeza consoladora de que a velhice ao menos proporciona aquela serenidade e aquela paz de espírito que são as únicas a tornarem a felicidade possível.

2– A Velhice, de Simone de Beauvoir

Publicado em 1970 pela filósofa existencialista francesa, este livro traz o entendimento da percepção dos idosos pela sociedade. Do tratamento que as sociedades primitivas davam aos idosos até conquistas e problemas existentes nas sociedades atuais, a autora propõe uma mudança radical na sociedade, de forma a desmistificar as hipocrisias que cercam a velhice. Uma obra que alcançou repercussão em todo o mundo, levantando questões e soluções para os idosos.

3 – Coroas, de Miriam Goldenberg

Mirian Goldenberg é uma das referências mais importantes no campo de estudos de gênero no Brasil. Ultrapassando os muros da universidade, a antropóloga tem levado suas pesquisas e reflexões para inúmeros brasileiros que buscam compreender a complexidade dos discursos, dos comportamentos e dos valores associados ao envelhecimento na sociedade brasileira.  Neste livro, retrata o corpo e alma da mulher brasileira. “Amável, acessível, que recorre a formas modernas de comunicação. O texto resulta não apenas de pesquisa e conhecimento, mas também de autêntica e afetuosa sabedoria. Na atual conjuntura do Brasil, em que a luta pela dignidade da mulher chegou a um momento decisivo.” – Moacyr Scliar.

4 – Bela velhice, de Miriam Goldenberg

Neste curto ensaio, Mirian Goldenberg mostra que é possível experimentar o processo de envelhecimento com beleza, liberdade e felicidade. Mais de 25 anos de pesquisas sobre as mulheres e os homens brasileiros desafiou a antropóloga a buscar os caminhos para inventar uma “bela velhice”. Com base em depoimentos e pesquisas aprofundadas, mas sem abrir mão de ser acessível para o público, leigo, o livro traz dicas simples como aceitar a própria idade e dar muitas risadas.

5-Velhice: uma nova paisagem, de Maria Celia de Abreu, com Mario Sergio Cortella

A psicóloga Maria Celia de Abreu objetiva, neste livro, transformar visões e ideias preconcebidas a respeito do velho. Partindo de estudos teóricos sobre a psicologia do envelhecimento e de vivências colhidas em grupos de estudos, ela propõe que a vida passe a ser encarada como uma estrada que percorre diversas paisagens diferentes – nem melhores nem piores que as outras. Com exercícios de conscientização e exemplos práticos, a autora discorre sobre inúmeros assuntos pertinentes à velhice, como corpo, sexualidade, memória, perdas, luto e depressão.

6 – Nossas Noites, de Kent Haruf

Em Holt, no Colorado, Addie Moore faz uma visita inesperada a seu vizinho, Louis Waters. Viúvos e septuagenários, os dois lidam diariamente com noites solitárias em suas grandes casas vazias. Addie propõe a Louis que ele passe a fazer companhia a ela ao cair da tarde para ter alguém com quem conversar antes de dormir. Embora surpreso com a iniciativa, ele aceita o convite. Os vizinhos, no entanto, estranham a movimentação da rua, e não demoram a surgir boatos maldosos pela cidade. Aos poucos, os dois percebem que manter essa relação peculiar talvez não seja tão simples quanto parecia. Neste aclamado romance, Kent Haruf retrata com ternura e delicadeza o envelhecimento, as segundas chances e a emoção de redescobrir os pequenos prazeres da vida – que pode surpreender e ganhar um novo sentido mesmo quando parece ser tarde demais.

7-A arte de envelhecer, de Dr Sherwin B. Nuland

O autor explora o impacto do envelhecimento sobre nossos corpos e mentes, esforços e relacionamentos. Juntando sua paixão de cientista pela verdade com a compreensão de um humanista do coração e da alma, Nuland criou um livro franco e inspirador sobre o último estágio da vida. A chegada da terceira idade pode ser tão gradual que normalmente nos surpreendemos quando um dia descobrimos que ela se instalou definitivamente. As mudanças nos sentidos, aparência, reflexos, desgaste físico e apetite sexual são inegáveis – e raramente bem-vindas. Ainda assim, como Nuland revela, envelhecer tem surpreendentes bênçãos. A idade não concentra apenas a mente, como também as energias corporais, guiando muitos a novas fontes de criatividade, percepção e intensidade espiritual. Nuland nos ensina que ficar mais velho não é uma doença, mas uma arte – e para aqueles que conseguem fazê-lo bem, pode trazer extraordinárias recompensas.

8 – Tratado de Geriatria e Gerontologia, de Ligia Py, Elizabete Viana de Freitas e Milton Luiz Do Gorzoni

A terceira edição deste já clássico tratado foi completamente renovada. Por dentro e por fora. A obra ganhou diversos capítulos novos e todo o conteúdo foi profunda e rigorosamente revisado, além de ter sido atualizado a partir das mais recentes pesquisas, estudos demográficos, epidemiológicos, clínicos e psicossociais brasileiros e internacionais. Tudo isso fará com que o Tratado de Geriatria e Gerontologia reforce sua posição de best-seller, uma obra ímpar na literatura científica, referência segura e de primeira escolha para quem trabalha com a arte de prestar cuidados e atenção aos idosos.

9 –A beira do leito,  UNIFESP

Como fruto da experiência acumulada em mais de 15 anos de atuação multiprofissional no Hospital São Paulo (HSP), os colaboradores da Unidade Hospitalar da Disciplina de Geriatria e Gerontologia da UNIFESP compilaram neste livro os tópicos de maior relevância e geradores frequentes de dúvidas, para profissionais das mais diversas áreas que prestam atendimento a idosos hospitalizados. Surgido a partir das discussões de casos reais de pacientes internados na enfermaria geriátrica do HSP e em leitos de outras especialidades, este livro procura auxiliar o esclarecimento de dúvidas e a tomada de decisões à beira do leito, sob a forma de um manual para consultas rápidas.

10 – Envelhecimento – Uma visão Interdisciplinar, USP

É uma obra que tem sua origem no Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. O livro apresenta caráter inédito e abrangente, objetivando auxiliar os profissionais de Saúde das diferentes áreas na qualificação do atendimento da população idosa. Sua visão é integrada, daí o seu subtítulo “Interdisciplinar”. Centra-se nos aspectos preventivos, clínicos e terapêuticos dos distúrbios mais comuns entre os idosos. Sua interdisciplinaridade reúne Geriatras, Gerontólogos, Clínicos, Reumatologistas, Endocrinologistas, Pneumologistas, Gastroenterologistas, Hematologistas, Cardiologistas e outras especialidades médicas de interesse.

Com informações do Google Books, Amazon, Saraiva.

Autor: Rachel Cardoso

Sou jornalista e filha única. Aficionada por Esporte e Saúde. Em mais de 20 anos de carreira fiz reportagens sobre diversos temas. Atualmente, colaboro com diversos canais digitais, todos ligados a temas deste Brasil Sênior. Também sou sócia-diretora na Tot Conteúdo Digital. Graças a esse histórico, pude mudar a direção da minha vida e estar perto dos meus pais para acompanhar o processo de envelhecimento deles. Esse blog é consequência disso. Escrever é uma paixão!

17 comentários em “Dez livros para estimular o pensamento crítico”

  1. Hey superb website! Does running a blog such as this take a great deal of work?
    I’ve absolutely no understanding of coding however I had been hoping to start my own blog soon. Anyhow, should you have
    any suggestions or techniques for new blog
    owners please share. I understand this is off topic
    nevertheless I simply needed to ask. Kudos! http://Barregister.com/__media__/js/netsoltrademark.php?d=structuredsettlements.typepad.com%2Fstructured_settlements_4r%2F2014%2F05%2Fdrb-capital-illogical.html

  2. I’ll right away seize your rss feed as I can’t in finding your e-mail subscription link or newsletter service.
    Do you have any? Please let me recognise so that I may just subscribe.
    Thanks. I’ll right away take hold of your rss feed as I can’t to find your
    email subscription link or e-newsletter service. Do you’ve any?
    Kindly permit me know so that I may subscribe.
    Thanks. I visited multiple web sites however the audio feature for audio songs current at this web page is genuinely superb.

    http://cspan.co.uk

  3. Hey, I think your site might be having browser compatibility issues.
    When I look at your blog site in Ie, it looks fine but when opening in Internet Explorer, it
    has some overlapping. I just wanted to give you a quick heads up!

    Other then that, excellent blog!

  4. Do you mind if I quote a couple of your articles as long as I provide credit and sources back to your site?
    My blog site is in the exact same area of interest as
    yours and my users would certainly benefit from a lot of the information you provide
    here. Please let me know if this okay with you.
    Cheers!

  5. I absolutely love your site.. Very nice colors & theme.
    Did you develop this web site yourself? Please
    reply back as I’m trying to create my own site and would like to learn where you got this from or what the theme is named.
    Kudos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *